CISTITE

O QUE É CISTITE?
É uma manifestação urinária exteriorizada por dificuldade ao urinar (disúria), maior freqüência miccional (polaciúria), urgência no desejo miccional , desconforto no baixo ventre, ardor genital.
INCIDÊNCIA?
- No 1º trimestre de vida incide mais no sexo masculino. Após as mulheres são os vitimados de predileção, onde 20% das mulheres adultas apresentam episódios sintomáticos, principalmente nas pacientes com vida sexual ativa
- É atribuído por leigos a etilogia NÃO infecciosa, mas usualmente é uma inverdade
- Diabéticos têm prevalência por Klebsiella, Streptococcus e Enterocoo
ETIOLOGIA?
- 70 – 90% por Escherichia coli; - 5 – 15% Staphylococcus saprophyticus;
- 5 – 10% Enterococcus, Klebsiella e Proteus
Em idosos, com infecções recorrentes, é usual infecções polimicrobianas.
As infecções nosocomiais são frequentemente multiresistentes
MANIFESTAÇÕES?
Em RN as manifestações são inespecíficas (náuseas, vômitos, recusa alimentar, ...)
Em adultos a DISÚRIA e POLACIÚRIA são as primeiras manifestações; por vezes com hematúria ao final da miccção. A febre é rara quando a infecção restringe-se ao trato urinário baixo.
DIAGNÓSTICO?
O Ex. qualitativo de urina apresenta sedimento urinário com mais de 10 leucócitos/campo.
A Urocultura até 100.000 bact/ml é considerado normal, geralmente; entretanto algumas mulheres sintomáticas tem proliferação bacteriana menores que 100.000 bact/ml. Em homens, onde a probabilidade de contaminação na coleta é muito menor, valores de 1000 bact/ml é uma possibilidade de infecção
DIFERENCIAÇÃO?
Com Vaginites, Uretrites por Chlamydia, ou Neisseria gonorrhoeae. Hematúrias neoplásicas. Com Pielonefrites (infecções do trato urinário alto) onde há febre, dor
lombar, náuseas ou outros sintomas por mais de 7 dias)