COMPLICAÇÕES DAS VARIZES

INTRODUÇÃO

As complicações das varizes são diretamente dependentes de alguns fatores:
1. Tamanho/Calibre das varizes – quanto mais calibrosas as varizes maior a probabilidade de complicações.
2. Tempo/Idade do paciente – quanto mais tempo as varizes existem e maior o calibre destas, maior a probabilidade de complicações.
3. Profissão – quanto mais tempo o paciente permanece em pé, maior a probabilidade de complicações.
4. Hipertensão Venosa – quanto maior a pressão na coluna sanguínea venosa no membro inferior, maior a probabilidade de complicações.

Considera-se uma situação totalmente adversa e sob risco de complicações,a conjugação dos fatores: INDIVÍDUO IDOSO + VEIAS CALIBROSAS + PRESSÂO ALTA NAS VEIAS + LONGA PERMANÊNCIA EM PÉ = A SEVERAS COMPLICAÇÕES

COMPLICAÇÕES

A. ECZEMA CUTÂNEO – é manifestação freqüente e usual, caracterizada por descamação cutânea, associado frequentemente a prurido, se não controlado pode levar a lesão cutânea (escoriação, microulcerações...). O eczema é conseqüencia do aumento de pressão nas veias do membro inferior, que se transmite retrogradamente até a rede capilar com extravasamento de substâncias intravasculares para o interstício.

B. DERMATITE OCRE PURPUREA – é afecção cutânea caracterizada por escurecimento da pele, geralmente instalado no terço distal do membro inferior. O seu surgimento atribui-se a uma maior permeabilidade parietal capilar, decorrente de estase venosa, com micro extravasamento sanguíneo, fragmentação das hemácias, deposição do material férrico da hemoglobina na pele, oferecendo um aspecto e uma coloração enegrecida a pele.

C. FLEBITE, TROMBOSE, VARICOTROMBOFLEBITE – A estase venosa, o trauma das varizes, o uso de hormônios (anticoncepcionais, e suplementações no climatério), podem provocar uma inflamação nas veias varicosas, que podem determinar a formações de coágulos intraluminais que podem destacar-se ocasionando uma embolia.

D. HEMORRAGIA/VARICORRAGIA – varizes muito dilatadas podem localizarem-se muito superficiais, erosando a pele, ficando factíveis as rupturas com hemorragia varicosa; situação que pode ser condição bastante grave.

E. ÚLCERA – É a situação mais temida. Cria uma lesão erosada na pele, de dimensões variáveis, geralmente recorrente, determinado por severa hipertensão venosa, levando a cronicidade. Podem ser únicas,ou múltiplas, muitas vezes confluentes.

 

 

Rua Três de Maio, nº 1040 - Pelotas/RS - Fone: (53)32253164