COQUELUCHE

DESCRIÇÃO
Doença infecciosa aguda, transmissível, compromete o ap. respiratório, caracterizada por paroxismos de tosse seca
FASES
Fase catarral – dura 7-15 dias, com sintomas leves (febre, coriza, tosse seca), que evolui para tosse mais intensa
Fase paroxística – dura 2 – 6 semanas afebril, ou febre leve, tosse paroxística que dificulta a respiração, congestão facial, a tosse é finalizada por inspiração forçada acompanhada de um ruído (guincho), seguidos de vômitos
Fase de convalescença – os paroxismos cedem, substituídos por tosse comum. Dura 2 a 6 semanas. Pode haver infecção secundária que pode provocar reagudização e retorno ao paroxismo
AGENTE
Bacilo gram negativo Bordetella pertussis
RESERVATÓRIO
O homem é único reservatório natural
TRANSMISSÃO
Direto de pessoa-a-pessoa, o contaminante são gotículas de saliva e secreções oro-nasais.A transmissão por objetos contaminantes é raro – o agente não sobrevive no ambiente
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
5-10 dias, podendo variar de 1 à 3 semanas
IMUNIDADE A imunidade é duradoura, mas não permanente, tanto após contrair a doença, ou ser vacinado
COMPLICAÇÕES Pneumonia, Otite, Ativação de tuberculose latente, Atelec-Tasias, Bronquiectasias, Enfisema, Pneumotorax, Conulsões, Coma, Surdez, Hemorragias cerebrais, Conjuntivite...
DIAGNÓSTICO De certeza, pelo isolamento do agente em meio de cultura colhido de secreção nasofaringea
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL Infecções respiratórias, Laringites, Bronquiolites, Adenoviroses
TRATAMENTO Eritromicina é erradicadora do agente no organismo em 1 ou 2 dias, qdo. iniciado no período catarral, ou início da fase paroxística.
Em crianças, cuidar a aspiração de vômitos. Colocá-la em decúbito lateral. Aspirar secreções. Havendo dispnéia e cianose, há indicação de oxigenoterapia. Na fase catarral pode ser usado antitussígenos, derivados codeínicos (gotas Binelli, Belacodid, Helifenicol...) em gotas via oral.
PREVENÇÃO Vacinação. Nos menores de 1 anos, 3 doses, com intervalo de 30 dias. A associação DTP, não fazer em maiores 7 anos