ECZEMA VARICOSO

O QUE É ECZEMA VARICOSO
É uma erupção cutânea que afeta a pele geralmente dos membros inferiores,acometidos de varizes e/ou hipertensão venosa

COMO SE MANIFESTA

A exteriorização cutânea,é diretamente proporcional a fase e ao tempo de existência dos fatores desencadeantes e causadores.
FASE AGUDA : pele avermelhada, descamativa, pruriginosa. Por vezes com marcas, escoriações, determinadas pelo ato de coçar. A lesão pode ser úmida e fétida.
FASE CRÔNICA : pele liquenificada (espessada), descamativa, igualmente pruriginosa, com lesões puntiformes com micro crostas hemáticas, igualmente úmida, ou não.
CAUSA
A presença de varizes é a tônica. A ocorrência de varizes, ou insuficiência venosa, com hipertensão venosa, determinam hipertensão na extremidade venosa da rede capilar, com maior extravasamento de líquidos para o interstício e menor reabsorção de catabólitos do interstício. Este acúmulo de líquidos no interstício aumenta a transudação vascular e estas substancias intersticiais agridem a integridade cutânea, surgindo a reação inflamatória, com hiperemia e descamação cutânea.
TRATAMENTO
- Diminuir a reação inflamatória, com o uso de antiinflamatórios hormonais e não hormonais (orais, ou parenterais)
- Diminuir o prurido com anti-histamínicos orais, ou parenterais
- Diminuir a pressão venosa com flebotrópicos e linfocinéticos via oral
- Recuperar a pele com cremes tópicos, principalmente corticoesteróides
- Higiene da pele com a lavagem com água morna e sabões (glicerina ou coco)
TRATAMENTO
Proteção ao frio, ansiolíticos, simpatectomia nos casos onde há hiperhidrose severa.
PROGNÓSTICO
Inserto, mas há casos que com o evoluir da idade há discreta melhora espontânea, mesmo sem tratamento farmacológico.