ERISIPELA

CONCEITO
Infecção cutânea, envolvendo a camada superficial da pele, com lesões geralmente delimitadas com envolvimento linfático, com sitio preferencial nos membros inferiores em 70-80% dos casos. Geralmente há uma porta de entrada do microbiano adjacente – uma úlcera, um abrasão, uma fissura interdigital
ETIOLOGIA
Geralmente o agente causal é Streptococcus pyogenes. Fatores predisponentes: diabetes – estase venosa – alcoolismo – síndrome nefrótica – áreas de obstrução linfática – complexo varicoso
MANIFESTAÇÕES
Surge dor na área afetada, vermelhidão regional, edema acentuado, linfangite ascendente , comprometimento cutâneo bem delimitado, febre, mau-estar físico, linfoadenopatia, leucocitose, bolhas (flictenas)
DIAGNÓSTICO
Pela história e exame físico. Proximidade de eventual porta de entrada com lesões cutâneas clássicas adjacentes
LABORATÓRIO
Alterações inespecíficas de processo infeccioso : Leucocitose,
Elevações do VHS e Proteína C reativa, Estreptolisina A – Asl. O
DIFERENCIAL
Herpes zoster, dermatites ou reações inflamatórias regionais, flebite
COMPLICAÇÕES Celulite, abscesso, fasceíte necrotisante, flictena, linfangite ascendente
TRATAMENTO Penicilina G cristalina EV 0, 6 – 2 milhões UI 6/6h ; Eritromicina
500mg 6/6h; Cefalexina 500mg 6/6h - tratamento por 10 dias
Nos casos graves: cobertura para Gram (-): ciprofloxacin 500mg v. o 12/12h; levofloxacina 500mg v. o 24/24h – por 10dias
Em situações de alto risco é prudente associações de antimicrobianos
PROGNÓSTICO É freqüente a recorrência do quadro. O tratamento efetivo objetiva a cura sem seqüelas. A seqüela mais usual é o linfedema, em graus variáveis
PREVENÇÃO Cuidados com eventuais lesões para evitar a entrada do agente. Tratamento precoce e efetivo das fissuras interdigitais com antifúngicos tópicos (clotrimazol/miconazol) 2x dia por 20dias + tintura de iodo em embrocações interdigitais
Profilaxia: Penicilina Benzatínica 1. 200. 000 1x/mês
Eritromicina 250-500mg v. o 1x dia ou de 12-12h