TRATAMENTO DA GRIPE A (H1N1) – “TAMIFLU”

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO” TAMIFLU” (Roche)
Cada cápsula tem 30mg, ou 40mg, ou 75 mg de fosfato de oseltamivir apresentação em caixa com 10 cápsulas ; ou em pó com frasco de 30g do pó, onde cada grama do pó tem 39, 4 de fosfato de oseltamivir – após a reconstituição com 52mlde água resulta 12mg/ml de oseltamivir; sabor tutti-fruti .Após reconstituição pode ser conservado sob refrigeração por até 10 dias
TEMPO DE TRATAMENTO
5 dias, 1 cápsula de 12/12horas, iniciar em até 48h após a instalação de quadro clinico suspeito de gripe A – não esperar a confirmação laboratorial
INDICAÇÃO DE “TAMIFLU”
Tratamento e prevenção da gripe A em adultos e crianças maiores de 1 ano de idade
MECANISMO DE AÇÃO DO OSELTAMIVIR
Reduz a proliferação do vírus A e B, inibe a liberação do vírus das células já infectadas e impede a penetração do vírus em células ilesas
RISCOS DO USO DO TAMIFLU
Alergia ao oseltamivir, convulsões, delírios.
Não determina sonolência. Não deve ser usado em menores de 1 ano.É desconhecido os efeitos adversos na gravidez. Não sabemos se atravessa o leite materno. Não acarreta inconvenientes ao uso concomitante com analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, antihipertensivos
DOSAGEM DO TAMIFLU
EM CRIANÇAS (DE 1 A 12 ANOS)
- menores de 15 kg : 30 mg 2x/d
- 15 a 23 kg : 45 mg 2x/d
- 23 à 40 kg : 60 mg 2x/d
- maiores 40 kg : 75 mg 2x/d, ou se ingerir cápsula preferir esta administração
Pode ser aberta a cápsula e dissolver o seu conteúdo em pós em água corrente. Adicionar pequena porção de leite condensado, iogurte, mel... para aliviar o gosto amargo. Deve ser prescrito em Receituário Especial, em duas vias
TOLERABILIDADE É bem tolerado. Quando surgem sintomas adversos, são os gastrointestinais, em 10% dos pacientes tem náuseas leves. Em crianças surgem vômitos
PROFILAXIA DA GRIPE “A” Na situação de contato com indivíduos acometidos de gripe A é recomendável 1 comp/dia de 75mg por 10 dias, iniciando até 2 dias após o contato com o infectado.
Em crianças de 1 – 12 anos a profilaxia é feita com a mesma dose terapêutica (acima descrita) porém uma vez ao dia por 10 dias
QUANDO USAR “TAMIFLU”? Em todos os casos suspeitos, sem espera da confirmação diagnóstica laboratorial.
SISTOMAS SUGESTIVOS/SUSPEITOS – Febre alta desde o 1º dia (39-40ºC0), cefaleia intensa, dor de garganta, tosse intensa e irritativa, dores músculo-articulares intensas e difusas