TOXOPLASMOSE

O QUE É?
Enfermidade provocada por um protozoário intracelular (Toxoplasma gondi), que atinge todos os mamíferos e aves. O hospedeiro definitivo são os cães infectados pela ingestão de carne crua contaminada pelo protozoário
TRANSMISSÃO?
Contaminação a partir do cão (lambida) – Transmissão sanguínea por transfusão contaminada – Transmissão congênita a partir da gestante contaminada – Transplante de órgãos
AQUISIÇÃO/CONTAMINAÇÃO?
O homem ou qualquer animal é infectado pela ingestão de oocistos presentes no solo, nos vegetais, ou nos tecidos dos animais infectados
CLÍNICA?
Manifesta-se na forma de 4 grandes síndromes:
- FORMA ADQUIRIDA: geralmente assintomática em 80-90% dos casos; qdo. Sintomática (febre incidiosa, linfoadenopatia generalizada, hepatoesplenomegalia, rush cutâneo – quadro que pode durar meses)
- CONGENITA : a gravidade está relacionado com a etapa gestacional adquirida (qto. mais precoce maiores complicações, inclusive abortamento espontâneo qdo. no 1º trimestre. No RN as lesões mais habituais são corioretinite, calcificações encefálicas, surdez, microcefalia, retardo mental
- CORIORETINITE: com alterações retinianas com exsudatos algodonosos, focos de hemorragia em fundoscopia
- IMUNODEPRIMIDOS (principalmente portadores de HIV): reativam infecções latentes, principalmente as infecções do SNC (meningoencefalite)
DIAGNÓSTICO?
- Exame direto, ou cultural, ou inoculação em cobaia
- Reação de imunofluorescencia indireta com pesquisa de anticorpos das classes IgG e IgM
- Fixação de complemento
- Inibição de hemaglutinação
INFECÇÃO AGUDA: IgG maior que 1/4000 e IgM maior que 1/256)
INFECÇÃO RECENTE: IgG maior que 1/4000 e
IgM baixo (menor que 1/256), ou negativo
INFECÇÃO ANTIGA: IgG menores que 1/4000
e IgM baixo, ou negativo
TRATAMENTO?
- Medicação associada (exceto na gestação):
Pirimetamina + sulfadiazina, com suplemento de ácido fólico. Na intolerância a sulfadiazina substituir por clindamicina. Há a possibilidade da associação sulfametoxazol + trimetropin por 30 dias.